Poros dilatados



Não são apenas reflexo de uma pele oleosa mas também da idade

Poros dilatados são sinónimo de brilhos inestéticos e de tez irregular, uma imagem muito distante da ideia que temos de uma pele perfeita, lisa, uniforme, como a dos bebés.
A verdade é que quase todas as mulheres, em alguma fase da vida, vão olhar para o espelho de aumentar e descobrir os tão temidos poros. E, ao contrário do que a maioria imagina, este problema não surge apenas na adolescência ou pelo acumular de impurezas e oleosidade.
A idade e a perda de elasticidade adjacente também não são amigas de uma pele uniforme. Além disso, os agressores ambientais agravam igualmente o problema, pelo que deve adotar uma série de cuidados para a preservar.
O que são os poros?
Os poros têm um importante papel na fisiologia da pele, uma vez que providenciam a abertura para três glândulas diferentes, nomeadamente as apócrinas (desenvolvem-se na puberdade), as écrinas (ajudam o corpo a arrefecer) e as sebáceas (segregam sebo e estão associadas ao folículo piloso, através do qual o óleo que produzem chega à superfície da pele, hidratando-a). Os poros são, normalmente, mais visíveis nas zonas do rosto onde as glândulas sebáceas são maiores, nariz e testa.
Porque dilatam?
São várias as causas. As paredes dos poros podem aumentar devidoao entupimento causado pela produção excessiva de sebo e pela acumulação de células mortas à volta dos poros. Por outro lado, o dano solar provoca inflamação, que pode promover a produção de óleo em excesso, bem como enfraquecer o colagénio e elastina das camadas mais profundas da pele que suportam os poros. Espremer borbulhas também pode causar inflamação e danificar permanentemente as paredes dos poros. Por fim, a desidratação aumenta as falhas entre as células, tornando os poros mais evidentes.
Os poros também aumentam com a idade?
Sim. À medida que envelhecemos, a renovação celular abranda, tornando a textura da pele irregular. Além disso, a elasticidade da pele diminui, fazendo com que esta fique flácida e com rugas. os poros são afetados por esta perda de elasticidade e esticam, o que os torna maiores.
A genética tem influência?
Sim. Os tons mais claros e as peles mais secas têm, normalmente, poros mais pequenos, enquanto as peles mais escuras e oleosas têm poros mais visíveis.

O dermatologista aconselha
Regras básicas que deve seguir: 
Lavar
Para reduzir a aparência dos poros, uma boa higiene é essencial. Só assim é possível evitar a acumulação do óleo e de células mortas.
Use produtos à base de queratolíticos (ácido salicílico, por exemplo), uma vez que desengorduram e ajudam a manter os poros limpos, dando a sensação de menor diâmetro.
Os produtos com vitamina a evitam a acumulação de células em redor dos poros, tornando-os menos visíveis.
Esfoliar
Faça regularmente máscaras com ácidoglicólico e use esfoliantes suaves, de forma a remover as células mortas. Em alternativa, pode fazer uma esfoliação mais profunda em consultório através de peelings ou micro dermabrasões mas, para isso, consulte o seu dermatologista previamente.
Hidratar

Finalmente, aplique um hidratante leve e matificante para hidratar e energizar a pele. Assegurar a hidratação da barreira cutânea é essencial para preservar as estruturas da pele que suportam as paredes do poro. Se a pele estiver desidratada, o poro parecerá maior.
Proteger
Para além do cuidado hidratante, use também um protetor solar, já que a exposição à radiação ultravioleta e ao calor aumenta a espessura da pele, dando a sensação de poros com maior diâmetro.


Fonte: http:\\saude.sapo.pt
Queres fazer parte da Equipa Oriflame?
- Podes ter os teus Produtos Oriflame com desconto
- Ou ganhar algum dinheiro vendendo e/ou convidando outras pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow my blog with Bloglovin